Encontrei um homem rezando para um santo, o perguntei: “- O que faz, irmão?”

“- Estou pedindo a intercessão de um santo, por acaso és cego?”

“- Eu que vos digo: por acaso és cego? Não vê o que faz diante de Deus? Por acaso Deus vos ordenou pedir primeiro a intercessão e depois clamar a Ele?”

“- Ora, tu clamas por esses malditos deuses que não falam e nem ouvem, o que te difere de mim?”

“- Ó, irmão, sabei que os Deuses ouvem plenamente. Não é de vosso conhecimento que as imagens são feitas para penetrar na essência de Deus? A imagem é um meio para Deus, não um fim… Assim como a arte é a imagem dos homens, os Deuses, Anjos, Arcanjos e homens são imagens vivas do Nosso Senhor.”

“- Pois estão, por que pede para esses ídolos?”

“- Eles são como a imagem da imagem, os homens são imagens de Deus e pelos santos podemos ir a Deus, mas devemos culto maior ao Primeiro, não foi isso que fez os hebreus recusarem culto a outras Hipóstases do Uno, pois viam os Deuses como vários sem um Princípio?”

“- Me parece que sim.”

“- Ora, se sim, então nenhum politeísta, verdadeiramente dito, cometeu idolatria, somente aqueles que não viam o Senhor primeiro.”

“- Faz sentido.”

“- Pois assim, os múltiplos Deuses são como as várias energias do Uno, assim como dita Jâmblico. Como afirma os ortodoxos, por analogia, a Trindade são as Energias do Deus Uno.”

“- Mas a Lei de Moisés condena veemente qualquer tipo de culto a imagem de deuses estrangeiros, como diz no Deuteronômio.”

“- Os gnósticos dão o sentido que eu dei para essa Lei, e ainda vos digo, é melhor para o povo comum não aderir culto a nenhum homem, pois não estão desvelando a luz do Eterno Pai, mas ofuscando, assim como Teresa que focou mais na imagem de Jesus homem e crucificado, ofuscando as energias de Deus.”

“- “- Blasfêmia! Não sabe que Teresa foi santa totalmente?”

“- Ela foi inocente como pomba, mas não sábia como serpente.”

“- O que queres dizer?”

“- Se o homem não sabe o que cultua, ele comete idolatria, portanto, atentai ao culto de Deus, primeiramente, depois o culto aos santos (imagens de Deus), ou largue isso totalmente e me acompanhe.”

“- Prefiro ficar aqui do que vigiar suas doutrinas heréticas.”

“- Pois bem, já irei, só quero que saiba que Deus é uma mulher ciumenta.”